quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Funk pode virar patrimônio cultural brasileiro

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Chico Alencar (PSOL) e que tramita da Câmara Federal, em Brasília, define o funk como forma de manifestação cultural popular e determina que o Poder Público garanta as condições para a "democratização da produção e veiculação musical", levantando polêmica.

Os questionamentos quanto aos efeitos da medida incidem especialmente no que se refere à segurança pública. Não ocasionalmente, os bailes funk são cenários de assassinatos e prisões por conta do tráfico de drogas. No início deste ano, em Vitória, uma mulher tirou as roupas no palco de um baile em troca de dinheiro.

O deputado Chico Alencar ressalta ainda que a mídia nacional freqüentemente refere-se ao funk de modo preconceituoso, associando-o, em palavras ou imagens, à marginalidade, à violência e ao tráfico e consumo de drogas.

Chico Alencar enfatizou que o movimento funk é atualmente, no país, uma atividade de lazer e cultura popular das mais importantes, reunindo mais de um milhão de jovens todos os fins de semana, apenas no Rio de Janeiro. "Entre cantores, MC's, grupos de dançarinos e DJ's cariocas renomados, estima-se haver atualmente mais de mil em atividade conhecidos no País e, alguns deles, até no exterior", informou.

Um comentário:

David Coutinho disse...

Pois é... Infelizmente nossos políticos pensam mais em se exibir do que cuidar da saúde e educação...

Um abraço!!!

http://davidacoutinho.blogspot.com