quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fazer a diferença?

Em primeiro lugar, esclareço o ponto de vista: fazer a diferença, a meu ver, é se destacar perante o mundo com alguma atitude.
Eu vejo milhões e milhões de pessoas dizendo "eu faço a diferença, eu pinto, eu bordo". Será mesmo possível?
Todo mundo, algum dia em sua vida, já escutou aquela velha frase "A união faz a força" ou então, aquela meio satirizada "A união faz açúcar". Pois bem, fazendo a união a força ou o açúcar, a questão é que a união faz algo. E o algo que a união faz é diferente do algo que o individual faz.
Esse ano, aqui em Caxias, algumas pessoas organizaram um evento chamado Bicicletada, cujo intuito era diminuir o aquecimento global começando por si próprios. É claro, como qualquer evento voltado para o ambiente, mobilizou pessoas. A pergunta que me faço é: será que 1000 caxienses são capazes de diminuir o aquecimento global por andarem de bicicleta ao invés de andarem de carro? É mais provável que apenas emagreçam um pouco do que consigam esfriar a esfera terrestre.
Nesse ponto, alguém deve estar se perguntando onde eu quero chegar.
Assim, antes de haver a pergunta, mando a resposta.
Quero chegar no ponto de que ninguém, por mais poderoso ou influente que seja, consegue mudar as coisas sozinho. Aí vocês vão me dizer que leram um texto sobre as eleições em que o autor falava mal de determinado candidato e isso mudou a opinião de vocês a respeito do candidato em que iam votar. E eu vou responder a vocês que somente o texto não muda nada. O que vai ajudar a mudar, efetivamente, são as centenas de pessoas que leram o texto e estão convencendo mais pessoas de que o fato é verdade.
No mundo individualista em que vivemos, cada dia mais a mídia tenta convencer as pessoas de que, se fizerem algo para mudar o mundo, então mudarão, e sozinhas. Acontece que isso é uma grande mentira. O único modo de mudarmos o mundo é unindo forças com o mesmo ideal para melhorar. Obviamente, devemos nos convencer em primeiro lugar.
Porém, uma coisa temos de ter bem clara em mente: o indivíduo não faz a força sozinho, muito menos o açúcar.

2 comentários:

Lady Baginski disse...

Eu faço o açúcar...

Eu sou especial... *-*

ahuahau

sem bobagem, acho que a Mauren aqui é a pessoa mais filosófica que posta... Fora a Rêh, que nasceu com uma biblioteca na cabeça... =D

Vamos fazer o mundo mudar...

começamos com o blog, logo teremos uma concorrente da rede globo...

hihi

rêh? disse...

ok, concordo que a união faz a força...

...mas a força tem que partir do indivíduo, não acha?

=c)