terça-feira, 18 de outubro de 2011

Indignação - Acorda Brasil!

Talvez esse pareça apenas mais um texto de mais um brasileiro indignado com as coisas erradas que vê por aí. Mais uma de milhares de coisas erradas que estamos acostumados a ver no jornal pela manhã, e depois, repetidas vezes de tarde e de noite como horário de remédio para nossa falta de iniciativa, falta de voz para fazer algo contra esse mar de incoerências.

Há alguns dias, acho que mais exatamente dois, vi pelo facebook um vídeo que foi recortado de um jornal de uma grande emissora brasileira que trazia em uma reportagem o custo de um parlamentar para o Brasil. Em comparação com outros países... a situação ficava pior ainda. Não me lembro dos números exatos, mas a cifra, o valor que pagamos anualmente por apenas um político, alcançava a marca dos 10 milhões de reais. Sim... isso mesmo meus amigos, DEZ MILHÕES DE REAIS, enquanto nossa vizinha Argentina empregava um milhão e pouco e a Espanha apenas 850 mil reais.

Vamos fazer uma conta rápida e de forma simplificada para apenas termos uma idéia mais clara da situação. Vamos considerar que um brasileiro viva apenas 60 anos. Desses 60, que ele trabalhe ativamente 40 anos com o valor de um salário mínimo por toda sua vida de trabalhador. Vamos somar mais um mês a cada ano referente ao décimo terceiro e vermos quanto dá? (não vamos considerar reajustes do salário mínimo... como já disse é só uma conta simplificada para termos idéia da situação...)

40 anos x 13 meses = 520 meses x 545 reais = 283.400 reais

Percebem? Um político "trabalha" um ano e tem direito a receber 10 milhões de reais... e uma boa parte da população que realmente trabalha durante TODA A VIDA por um salário mínimo, recebe apenas 283.400. Que tenha reajustes de salário... mas duvido que esse número alcance a cifra dos 500 mil reais.

E claro... 283 mil, mas se você não contar que esse pai de família paga aluguel, água, luz, telefone, transporte, remédio quando fica doente e com alimentação. Agora me diz se é justo os políticos ganharem tanto?

Tá na hora de mudar essa palhaçada... e eles têm que trabalhar de verdade!

Hora de colocar relógio de ponto no Congresso! Hora de a Ficha Limpa vigorar sim! Hora de reduzir o salário desse povo pra no máximo três salários mínimos! Empresas dão uniformes? Então vai ganhar um terno do governo, do mais barato e está bom demais. Está na hora de eles receberem vale-refeição de 3,50 e vale transporte, daqueles com uma passagem pra ir e outra pra voltar para o trabalho. Trabalhar em regime de CLT 44 horas por dia. Sem auxilo-moradia, sem auxilio empregada doméstica, sem auxilio viagem, sem auxílio à puta que pariu.

Quero ver a Sra. Dilma cortando nove milhões de reais de gastos por político lá no Congresso se não sobra dinheiro pra saúde.

ACORDA BRASIL!

Vídeo:


2 comentários:

Lady Baginski disse...

Sem comentários. Tu colocou uma visão excelente de realismo. Políticos não deveriam ganhar mais que um cidadão normal. Aliás, se não me falha a memória, na Grécia e em Roma, auge da democracia clássica, era uma honra ser parte dos que votavam pela população, e todos desejavam participar disso mesmo que nada ganhassem para fazê-lo.

Mateus Ibanhi disse...

Obrigado \o/ é vdd sim, e sabe, que se eu não me engano, me parece que em alguns países da escandinavia o político não recebe para ser político. Vou procurar aqui... ACHEI, olha:

"Na Suécia, prefeitos e governadores não têm direito a residência oficial. Deputados estaduais e vereadores não recebem sequer salário e também não têm direito a gabinete: trabalham de casa.Farras aéreas não costumam fazer parte do noticiário político, já que nenhum deputado tem direito a cota de passagens. Todos os voos devem ser marcados na agência de viagens do Parlamento. Além disso, políticos suecos também não têm impunidade garantida pelo cargo. O país não oferece imunidade a seus políticos".

Não seria o mais justo? Boa tarde Lady, beijos : )